• Raisa Valentini

DIET, LIGHT OU ZERO?






Você sabe a diferença e para que servem os produtos diet, light e zero?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⭐️ Diet

Um dos componentes nutricionais (açúcar, gordura, proteína, sódio) é retirado ou substituído.  São indicados para dietas com restrição de algum nutriente, como nas dietas para diabetes, que devem ser restritas em açúcares.

Importante: diet não quer dizer menos calórico! Um dos nutrientes retirados pode ser substituído por outro, tornando-o mais calórico (Exemplo: chocolate com teor reduzido de açúcar pode ter maior teor de gordura para manter o sabor do alimento, sendo assim mais calórico que o chocolate normal).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⭐️ Light

Quando tem redução de pelo menos 25% de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio) em relação ao produto convencional. Por isso pode ter também um valor energético menor por ter menos calorias, quando o nutriente reduzido for açúcar ou gordura. Nessas situações, poderia ser indicado para quem objetiva a perda de peso, desde que sejam consumidos em quantidades parecidas ao do produto normal. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Importante: nem todo produto light é menos calórico! Quando o light se referir a menor teor de sódio, a quantidade de calorias será semelhante a do produto convencional

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⭐️ Zero

São os que possuem exclusão total de algum ingrediente. Quando forem zero açúcar, podem ser consumidos por diabéticos, e quando tiverem valor calórico reduzido pela exclusão de algum nutriente, podem ser usados por quem quer perder peso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Um mesmo produto pode ser light, diet e zero, já que uma categoria não exclui a outra! Esteja atento e sempre leia o rótulo para ver qual é o ingrediente que foi reduzido ou retirado!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem ou agende sua consulta!

26 visualizações

© 2018 RAISA VALENTINI

ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA

  • Instagram - Raisa
  • Facebook - Círculo Branco