• Raisa Valentini

DISRUPTORES ENDÓCRINOS



Você já ouviu falar em disruptores endócrinos?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os disruptores (ou desreguladores) endócrinos são compostos químicos que podem alterar a função de nossos hormônios, predispondo ao aparecimento de diversos problemas de saúde. Estudos mostraram associação deles com problemas neurológicos, sistema reprodutivo e até mesmo alguns tipos de câncer, como mama, útero, próstata e cólon.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um desregulador pode ter vários tipos de ações, dependendo do composto químico presente. Muitos disruptores tem atividade semelhante à do estrógeno, já que a molécula é muito parecida com a do hormônio feminino. Na população geral, os mais suscetíveis à ação desses desreguladores são os fetos, crianças de até dois anos e adolescentes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já são conhecidos pelo menos 350 compostos classificados como disruptores, e um deles é o bisfenol A (bpA), que está presente no plástico que contém policarbonato e na resina dos enlatados. O bpA pode causar alterações no sistema reprodutivo, disfunção da tireoide, aumento do risco de câncer de mama e próstata, entre outros. Também está relacionado ao aumento da frequência de puberdade precoce e infertilidade masculina!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde mais estão presentes? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alguns tipos de recipientes plásticos, cosméticos (parabenos), latas e outros produtos que fazem parte da nossa rotina, além de agrotóxicos. Os desreguladores não se deterioram facilmente, permanecendo em níveis elevados no ambiente mesmo depois de muitos anos!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dicas ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍Prefira alimentos sem agrotóxicos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍Evite comprar alimentos embalados em plástico com policarbonato (informação está presente no rótulo) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍Não coloque potes de plástico no microondas, a menos que haja indicação do fabricante para isso ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍 Não compre enlatados amassados, pois a fratura do verniz (no lado interno da lata) pode liberar mais bisfenol no alimento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📍Sabe aquela garrafinha descartável de plástico que você costuma reutilizar várias vezes? Livre-se dela!

27 visualizações

© 2018 RAISA VALENTINI

ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA

  • Instagram - Raisa
  • Facebook - Círculo Branco