top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

Menopausa precoce - tem problema?



Qual é a idade normal da menopausa?


A idade que uma mulher vai parar de menstruar depende muito da genética, mas consideramos "menopausa precoce" quando isso acontece antes dos 40 anos. Em termo científico, se chama insuficiência ovariana primária (IOP).


A IOP é uma das principais causas de infertilidade, e pode ocorrer por vários motivos: síndromes genéticas, autoimune (com anticorpo específico para o ovário), cirurgias e sequela de quimio ou radioterapia. Apesar de todas essas possibilidades, em vários casos não conseguimos identificar a causa.


A principal manifestação é irregularidade menstrual ou ausência de fluxo por vários meses. Em alguns casos pode aparecer bem cedo, quando a menina chega a desenvolver os sinais iniciais da puberdade, como o crescimento das mamas, mas não tem a primeira menstruação ou parar de menstruar logo após o primeiro fluxo, pela falência muito precoce do ovário. Com o tempo surgem os outros sintomas da deficiência de estrogênio: fogachos (os clássicos "calorões"), alterações genitais, insônia e instabilidade do humor.


Além de todos os sintomas, os principais problemas da IOP são infertilidade, aumento do risco de fraturas por osteoporose e de risco cardiovascular.

A menopausa precoce SEMPRE precisa ser avaliada e tratada! Não é normal parar de menstruar antes dos 40 anos, e, salvo raras exceções, há indicação de tratamento com reposição hormonal até a idade usual de menopausa.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page