top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

O que é Tireoidite de Hashimoto?




Quando falamos em "tireoidite", nos referimos a processos inflamatórios da tireoide, que podem ser agudos ou crônicos, e pelos mais variados motivos.


A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune da tireoide, e uma das causas mais frequentes de tireoidite crônica. Devido ao ataque constante dos autoanticorpos, com o tempo, a tireoide torna-se incapaz de produzir seus hormônios de forma adequada, e sua função vai se perdendo gradualmente, até que se manifeste o hipotireoidismo.


É mais comum em mulheres de meia-idade, mas também pode ocorrer em homens ou aparecer em qualquer outra idade. É comum ver outros casos na família, mas não é obrigatório.


Enquanto a tireoide ainda estiver produzindo seus hormônios normalmente, a tireoidite de Hashimoto não causará nenhum sintoma nem tem indicação de tratamento específico. Muitos pacientes são diagnosticados nessa fase, quando o TSH e o T4 ainda estão normais. Os sintomas só começam a se manifestar com a perda da função da glândula, e eles geralmente aparecem aos poucos, já que a progressão para o hipotireoidismo costuma levar muitos anos para acontecer. Nessa fase é que o início do tratamento será avaliado, por isso mantenha sempre o acompanhamento com o Endocrinologista!


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page