top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

O que é TSH?



O TSH (hormônio tireoestimulante) não é um hormônio produzido pela tireoide, mas sim pela hipófise. Porém é ele que comanda a tireoide, e por isso é o melhor exame para fazer uma avaliação inicial da função tireoidiana - alterações no TSH servem como um alerta de que algo está errado, e normalmente ocorrem antes da alteração dos hormônios da tireoide em si (T3 e T4). Quando o TSH está elevado, indica que a tireoide não está produzindo hormônio suficiente. Quando ele está abaixo do normal, em geral quer dizer que a produção hormonal da tireoide está excessiva, mas também pode indicar alteração da hipófise.


Como hormônios não são produzidos de forma contínua, é comum ver alteração discreta nos seu níveis, que depois não se confirmam em novas dosagens. Geralmente repetimos as dosagens, para ter certeza se realmente há alteração ou se houve apenas uma flutuação transitória nos níveis hormonais. Outra questão importante é que a dosagem do TSH precisa levar em consideração algumas situações especiais: crianças, idosos, gestantes e pessoas com câncer de tireoide tem valores de referência diferentes do resto da população!


Por isso é sempre importante consultar com o endocrinologista, que avaliará o TSH em conjunto com os sintomas e demais exames para fazer o diagnóstico correto. Após isso é que podemos determinar se realmente há alteração tireoidiana, e se ela precisa de tratamento.


Imagem: I heart guts


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page