• Raisa Valentini

Por que eu preciso usar insulina? Conheça as fases de progressão do Diabetes


Por que você tem que usar insulina?

Será que o remédio para Diabetes parou de funcionar?


Várias vezes eu escuto nas consultas: "o remédio do diabetes não funciona mais" ou "o remédio X não é bom porque a glicose começou a subir mesmo usando ele", ou comentários semelhantes. Mas será que isso quer dizer que ele realmente parou de funcionar?


Não. O que acontece é que o Diabetes é um doença PROGRESSIVA.

Inicialmente, a manifestação principal é de resistência ao efeito da insulina, que é o hormônio que regula a glicose. Para vencer essa resistência, o pâncreas passa a liberar cada vez mais insulina, até que ele chega em fase de esgotamento, ou falência pancreática. Por isso vemos essa "falha" dos tratamentos, e da necessidade de uso de insulina em casos de falência pancreática avançada, já que nessas situações estamos repondo um hormônio que o corpo não produz mais adequadamente.


Cada vez que o Diabetes vai progredindo, temos que fazer ajustes de tratamento para manter a glicemia controlada, associando outras medicações ao tratamento inicial.

E aí você se pergunta: por que eu tive que usar insulina logo de início, enquanto o vizinho usa metformina há 10 anos e está bem controlado?


Porque essa evolução é diferente em cada um, dependendo tanto de hábitos de vida quanto de fatores genéticos. O seu Diabetes é só seu, e vai ser diferente do caso do amigo ou do vizinho!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo