Raisa Valentini
Terapia imunológica e o sistema endócrino

A sobrevida de pacientes com os mais diferentes tipos de câncer tem melhorado progressivamente com as novas opções de tratamento, conhecidos como imunoterapia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, como esses tratamentos estimulam a resposta imunológica do paciente para o combate ao câncer, podem também induzir o surgimento de doenças autoimunes. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qualquer sistema do corpo pode ser envolvido por esse efeito adverso, sendo que o sistema endócrino é um dos mais afetados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar da maior parte deles ser reversível com a suspensão do tratamento, as doenças autoimunes endocrinológicas induzidas por essas medicações costumam ser irreversíveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A manifestação vai depender muito da medicação em uso, mas as mais comuns são o hipo e hipertireoidismo, tireoidite, hipofisite, diabetes autoimune (semelhante ao diabetes tipo 1) e insuficiência adrenal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os sintomas geralmente começam nas primeiras semanas e meses de tratamento, mas podem aparecer a qualquer momento, inclusive após interrupção do tratamento. Por isso, se você está em tratamento ou já fez uso anteriormente desse tipo de medicação, é importante sempre conversar com seu médico para controle dos exames adequados e de sintomas. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Compartilha com aquela pessoa que você acha que pode se beneficiar dessa informação!