top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

ESTEATOSE HEPÁTICA: FATORES DE RISCO E TRATAMENTO


Em post anterior expliquei o que é e como se classifica a esteatose hepática. Hoje vou explicar quem são as pessoas que tem risco de desenvolver a esteatose, como se faz o diagnóstico e qual o tratamento dessa patologia!



Quem pode desenvolver esteatose hepática? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Hoje a doença hepática gordurosa não-alcoólica é uma das doenças do fígado mais comum em países ocidentais, ocorrendo em até 70% dos pacientes com obesidade ou diabetes! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Está muito associada ao sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e excesso de peso, e frequentemente vem associada a diabetes, hipertensão, alterações de colesterol e doença cardiovascular.




Como diagnosticar? ⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na maior parte das vezes é descoberta ao acaso em exames de imagem feitos por outro motivo, ou em exames de rotina nos pacientes com fatores de risco. Não costuma causar sintomas, mas algumas pessoas podem apresentar sensação de fadiga. 

Os exames mais comuns para o diagnóstico são a ecografia e exames de sangue. A ecografia pode mostrar alterações sugestivas de esteatose, mas para confirmar o diagnóstico precisam ser descartadas outras possibilidades, como hepatites virais e autoimune, depósito de ferro, lesão por álcool ou medicação. Biópsia hepática pode ser considerada quando há dúvida diagnóstica. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Qual o tratamento da esteatose? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Em casos selecionados em que há inflamação e risco elevado de progressão para fibrose podem ser usadas algumas medicações, mas com efeito limitado. O principal tratamento é a perda de peso! Também devem ser tomadas medidas para evitar outras lesões ao fígado, como vacina para Hepatite A e B e evitar consumo de álcool, associadas ao tratamento das doenças concomitantes, principalmente diabetes e elevação de colesterol. 



Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para agendar a sua consulta!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page