top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

Importância do sono no metabolismo




O que é alteração de ciclo circadiano?

Tecnicamente, alteração de ciclo circadiano é uma relação inapropriada entre sono-vigília e comportamentos associados (atividade, refeição, jejum, inatividade, sono). Em palavras simples: se você está acordado quando normalmente deveria estar dormindo, e está dormindo quando normalmente deveria estar ativo. É o que acontece com quem trabalha em horário noturno, ou por escolha própria acaba indo dormir no meio da madrugada e acorda mais tarde (coisa que foi muito comum desde o início da pandemia no ano passado).


E tem problema você fazer isso?

Tem sim. Sono ruim prejudica o equilíbrio metabólico, o controle do metabolismo dos lipídeos, da sensibilidade à insulina e regulação da glicose e de hormônios que podem interferir no apetite e controle do peso!

Uma noite de privação de sono já é suficiente para mostrar redução da sensibilidade ao efeito da insulina. Também pode prejudicar função cognitiva, memória, humor, capacidade de concentração e tomada de decisões. Claro que, se for apenas uma noite, esse efeito será transitório, mas se for algo constante, a tendência é que os sintomas piorem, quanto maior for o tempo de distúrbio de sono.


Por isso os trabalhadores noturnos podem ter 44% mais chance de desenvolver diabetes tipo 2, além de serem grupo de risco para sobrepeso.


Se a recomendação é que a gente durma um terço das horas do dia, deve ser importante, não é?


Você já sabia desses alterações relacionadas ao sono?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page