top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

VITAMINA D: A VITAMINA DO SOL



O que exatamente é a vitamina D? E para que ela serve?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔆 Apesar de ser chamada dessa forma, a vitamina D na verdade é um pró-hormônio. O precursor da vitamina D é chamado de colecalciferol, e é produzido na pele com a exposição ao sol. O colecalciferol é transportado para o fígado, onde é transformado  em calcidiol (25OHD), que é a forma dosada nos exames de sangue por ser a mais abundante. O calcidiol depois é convertido no rim para calcitriol (ou 1,25-diidroxivitamina D), que é a forma ativa desse hormônio. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔆 As principais funções da vitamina D: são no metabolismo e renovação do osso e controle da absorção do cálcio. Também existem receptores da vitamina nos músculos, auxiliando na manutenção de força muscular e equilíbrio. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔆 Apesar da deficiência de vitamina D causar poucos sintomas em adultos, ela pode aumentar o risco de queda em idosos e causar dor muscular. Em crianças, devido ao período de crescimento, a deficiência pode interferir na formação do osso e causar problemas de crescimento e raquitismo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔆 Existem receptores de vitamina D em inúmeros outros órgãos, como intestino, rim, mama, próstata, linfócitos, pele e pâncreas, então pode ser possível o seu efeito em outras doenças. Porém esse efeito ainda não está provado, e não existe embasamento científico forte para indicar o seu uso como tratamento de outras doenças além das alterações do metabolismo ósseo!


Ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem e agende uma consulta!


Raisa Bressan Valentini 

Endocrinologista e Metabologista ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

CREMERS 35997 / RQE 28890

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page