• Raisa Valentini

Cortisol



"Estressado? Esse hormônio é liberado durante períodos de stress, aumentando a frequência cardíaca, pressão arterial, glicose no sangue, respiração e tensão muscular. Ele também desliga temporariamente alguns sistemas no corpo que não são necessários em momentos de crise, como digestão e reprodução".




⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você já ouviu falar no cortisol?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apesar de ser chamado de "hormônio do stress", o cortisol é muito mais do que isso. Ele é um hormônio esteroide produzido pela glândula adrenal, e sua produção é controlada pelo eixo do hipotálamo-hipófise-adrenal. Boa parte das células no corpo tem receptores para cortisol, e por isso esse hormônio afeta muitas funções do corpo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Suas funções principais são a regulação do metabolismo, controle dos níveis de glicose, resposta inflamatória e equilíbrio da pressão arterial e controle do balanço de água. Nas gestantes também é importante para o desenvolvimento do feto.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como todo hormônio, o cortisol tem secreção episódica ao longo do dia, por isso seus níveis variam conforme o horário. Normalmente eles estão mais elevados nas primeiras horas do dia, e mais baixos à noite (meia-noite), mas essa produção pode variar em pessoas que trabalham em horários noturnos!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Existem duas doenças principais relacionadas ao cortisol: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hipocortisolismo, ou redução da produção do cortisol ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hipercortisolismo, que é a produção excessiva dele ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E agora? Preciso dosar meu cortisol? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fique atento aos próximos posts para mais informações!

36 visualizações

© 2018 RAISA VALENTINI

ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA

  • Instagram - Raisa
  • Facebook - Círculo Branco