Tratamento para Hipotireoidismo
- Raisa Valentini
- 10 de jun.
- 3 min de leitura

O Hipotireoidismo é uma desordem da tireóide, quando produz pouco ou nenhum hormônio.
Devido à ausência desses, o organismo entra em desequilíbrio, com falhas no metabolismo que se revelam por meio de sintomas que nem sempre são percebidos ou diagnosticados corretamente, justamente por se confundirem com outras patologias.
A especialidade médica responsável por acompanhar pacientes com hipotireoidismo é a endocrinologia. A área cuida das doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo. O acompanhamento é indispensável para assegurar que o quadro não evolua para casos mais graves, como quando afeta o sistema cardiovascular.
Sintomas do hipotireoidismo
A desregulação hormonal evidencia sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, o acompanhamento com endocrinologista é essencial, para que diagnósticos como esse sejam dados o quanto antes. Selecionamos os sintomas mais comuns da doença:
Queda de cabelo
Os hormônios produzidos pela glândula têm várias responsabilidades no metabolismo, e uma delas está relacionada ao desenvolvimento do folículo piloso, as estruturas que mantêm os pelos do corpo. A diminuição dos hormônios pode acelerar a chegada do eflúvio telógeno, que é a etapa do ciclo de crescimento dos fios em que eles entram em fase de queda.
Intestino preso
O intestino é um dos órgãos que mais sofrem com o desequilíbrio hormonal. Os hormônios influenciam o metabolismo, sendo essenciais para as reações bioquímicas.
As fezes levam mais tempo para se formar e para serem esvaziadas do organismo sem ajuda deles para fazer o trânsito regular.
Cansaço
Com o metabolismo em queda, a pessoa se sente indisposta, fadigada, sem ânimo ou energia para realizar suas atividades rotineiras. Por essa razão, não é incomum que o hipotireoidismo desencadeie ou seja associado a doenças que também trazem esses sinais, como a depressão e a síndrome de burnout.
Inchaço
O inchaço é uma consequência do metabolismo lento. A comida leva mais tempo para ser digerida e há retenção de líquido, dificultando perda de peso.
Diminuição da libido
Tanto nos homens como nas mulheres, os hormônios irregulares comprometem a vontade de fazer sexo. Com o tempo, inclusive, podem gerar disfunção erétil e ressecamento vaginal. Nas mulheres pode ocorrer a menstruação inconstante. O hipotireoidismo influencia no fluxo menstrual e pode interromper o ciclo por vários meses, o que também impacta nas mulheres que desejam engravidar.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um endocrinologista, que solicitará um exame de sangue para medir os níveis de TSH e T4 livre. Além disso, o profissional deve fazer um exame físico baseado nas queixas do paciente, o que vai ajudar a compor o resultado.
Caso haja alguma alteração no exame físico da tireoide, é comum que o médico solicite um exame de imagem da tireoide chamada ecografia. O exame permite averiguar se existe algum nódulo na região ou mesmo a possibilidade de um câncer. Vale lembrar que a maioria dos nódulos é benigna.
Tratamento
Infelizmente não há cura para o hipotireoidismo, mas existe tratamento, que deve ser feito por toda a vida. Todos os dias, em jejum, o paciente deve tomar a levotiroxina sódica para repor o hormônio deficiente. Isso vai ajudar o metabolismo a normalizar, melhorando, consequentemente, o funcionamento do organismo como um todo.
Sem o tratamento, além da chance de desenvolver doenças de coração, o paciente também compromete a qualidade de vida. Sem ânimo para trabalhar ou se dedicar ao que gosta, é provável que o quadro evolua para um estágio mais grave, com prejuízo cognitivo e sintomas de depressão.
As mulheres geralmente são mais afetadas pelo hipotireoidismo, que pode ocorrer em todas as idades. Contudo, homens, idosos e até mesmo crianças podem desenvolver hipotireoidismo. No caso das crianças, algumas podem nascer com isso, o chamado hipotireoidismo congênito.
O tempo certo para iniciar os cuidados com a saúde é hoje. A Dra. Raisa Valentini é médica Endocrinomogista e Metabologista e faz tratamento para hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulo de tireoide e câncer de tireoide. Agende um consulta pelo telefone (51) 3307-5554 e (51) 99206-9406 (WhatsApp).