top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

Hirsutismo




Já ouviu falar em hirsutismo?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hirsutismo é o nome que se dá para o crescimento excessivo de pelos terminais em mulheres (aqueles com aspecto mais grosso e escuro), num padrão de distribuição masculino. Não é necessariamente causado por produção excessiva de hormônios masculinos, mas pode ser indicativo de uma patologia que requer tratamento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O diagnóstico é clínico, avaliado por score chamado Ferriman-Gallwey, que pontua a quantidade de pelos em cada região. Nos casos que atingem uma pontuação significativa, há indicação de investigação complementar e dosagens hormonais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A principal causa de hirsutismo é a síndrome de ovários policísticos, mas também pode ser secundário a hiperplasia adrenal congênita e mais raramente a tumores produtores de andrógenos (hormônios masculinos), síndrome de Cushing ou doenças tireoidianas. Outra causa cada vez mais frequente é o uso de esteroides anabolizantes em mulheres! Medicações como danazol e [acido valproico também podem causar aumento da quantidade de pelos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O hirsutismo deve ser diferenciado de hipertricose, situação onde há crescimento excessivo e generalizado de pelos, sem padrão sexual e não causado por excesso de andrógenos. A hipertricose pode ser genética (rara) ou causada por algumas medicações.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Agende sua consulta para uma avaliação!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

___________________________

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Raisa Bressan Valentini

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Endocrinologista e Metabologista ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

CREMERS 35997 / RQE 28890

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page