top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

LUGOL E TIREOIDE


Lugol e tireoide

Você já ouviu falar no uso de Lugol para melhorar a função da tireoide? Será que esse uso é realmente seguro? Confira no post abaixo:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ O Iodo é um elemento fundamental para a formação dos hormônios da tireoide, e sua deficiência já foi uma causa frequente de bócio endêmico (o antigo "papo").

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ A OMS recomenda uma ingestão diária de iodo de 100 a 150 μg/dia (microgramas) para toda a população, e dose um pouco maior, em torno de 250 μg/dia, para gestantes ou durante a amamentação. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ Para atender a essas necessidades, desde 1982 o Brasil conta com suplementação de iodo no sal de cozinha. Essa suplementação foi revista em 2013 devido ao alto consumo de sal pela população brasileira (em torno de 12g ao dia!) visto em pesquisas do IBGE. Desde então a nossa suplementação conta com o equivalente a 150-450 μg/dia por cada 10g de sal, com objetivo de manter uma reposição do iodo, mas sem fazê-lo em quantidades excessivas e prejudiciais. Devido à essa política de saúde, houve redução importante do bócio endêmico e formas graves de deficiência de iodo. 



E quanto ao Lugol? Qual o problema de suplementar ainda mais o iodo? 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ Apesar dos efeitos da falta de iodo, o seu excesso também tem problemas. A longo prazo está associado a maior risco de doenças autoimunes da tireoide - a tireoidite de Hashimoto. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ Além disso, existem os efeitos de curto prazo. Em pacientes com alguma predisposição a produção excessiva de hormônios tireoidianos, o uso de iodo pode desencadear hipertireoidismo (conhecido como fenômeno de Jod-Basedow). Outra alteração que pode ocorrer é o bloqueio da secreção dos hormônios, levando ao hipotireoidismo (efeito Wolff-Chaikoff). 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ A solução de Lugol 5% contém 2500 μg de iodo em cada gota, ou seja, mais que 10 vezes a recomendação diária da OMS!! O risco de disfunções tireoidianas fica muito mais elevado em pessoas que fazem uso de Lugol. A única recomendação para prescrição do Lugol é nos casos de pré-operatório de cirurgia para hipertireoidismo. Nesses casos a solução é usada para bloquear o funcionamento da glândula e reduzir vascularização, para evitar sangramentos durante a cirurgia. E mesmo nesses casos, o seu uso é feito somente por alguns dias. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚜️ Concluindo, a solução de Lugol não deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação! Em caso de dúvidas, procure um Endocrinologista. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fonte:  Parecer Sobre o Uso do Iodo e de Soluções Contendo Iodo - Sociedade Brasileira de Endocrinologia


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para agendar sua consulta!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1.882 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page