top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

NÓDULO DE TIREOIDE: O QUE FAZER?




Você sabe o que é e o que fazer com os nódulos de tireoide?


Os nódulos de tireoide são formados pelo crescimento anormal das células da glândula, formando um "caroço". Não se sabe exatamente a causa do seu surgimento, mas são muito comuns. Até metade da população pode ter um nódulo de tireoide, na maioria das vezes pequeno e sem relevância clínica. Apesar de frequentes, somente 5% deles são malignos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Podem aparecer de forma única (bócio uninodular) ou múltiplos (bócio multinodular). Também podem ocorrer na forma de adenonas (que são tumores benignos), cistos, câncer de tireoide, ou associados ao hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto. Devido à suplementação do sal de cozinha com iodo no Brasil, hoje em dia é pouco frequente o diagnóstico de doenças tireoidianas por deficiência de iodo. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não costumam causar sintomas, podendo ser descobertos ao acaso em exame físico de rotina ou até pelo próprio paciente. Também podem ser encontrados acidentalmente em exames de imagem feitos por outro motivo, como ressonância de coluna ou ecografia de carótidas. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando causam sintomas geralmente são por compressão no local, causando sensação de aperto no pescoço, dor, dificuldade para engolir ou falta de ar. Rouquidão é um sintoma menos frequente, que ocorre quando o nódulo comprime o nervo que controla a corda vocal. Nódulos não costumam interferir na produção dos hormônios da tireoide (mesmo os malignos), mas eventualmente eles podem produzir hormônio, causando os mesmos sintomas do hipertireoidismo. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando um nódulo é diagnosticado, os primeiros exames a serem feitos são avaliação dos níveis de hormônios no sangue e uma ecografia para definir o tamanho e características do nódulo. Quando há produção excessiva de hormônios, normalmente não é necessária a punção do nódulo. Nos casos em que os níveis de hormônios são normais ou baixos, as características da ecografia serão o principal indicador de fazer ou não a punção para analisar o conteúdo das células.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A melhor forma de saber se você tem um nódulo de tireoide é através do exame físico feito pelo médico! Procure o endocrinologista!
163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page