top of page
  • Foto do escritorRaisa Valentini

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIABETES?

Atualizado: 27 de ago. de 2018

Conheça um pouco mais sobre os tipos de diabetes.


O principal órgão responsável pelo controle da glicose é o pâncreas, através da produção do hormônio insulina pela célula beta, que fica em um agrupamento de células conhecido como ilhota pancreática:


As alterações de glicose que caracterizam o Diabetes Mellitus são classicamente divididas em 4 grupos:


Diabetes Mellitus tipo 1

Forma de diabetes caracterizada por ausência de produção de insulina. É uma doença autoimune (produção de anticorpos que atacam as próprias células do corpo) do pâncreas, que se manifesta quando mais de 90% do órgão já está destruído. A doença costuma ter bastante sintoma quando se manifesta, como sede excessiva, diurese aumentada e perda de peso em curto período de tempo. Geralmente se manifesta na infância e adolescência, mas alguns casos surgem após os 30 anos de idade (chamado de LADA – Latent autoimmune diabetes of the adult).

Como nesses casos o corpo não produz insulina, a forma de tratamento é com aplicações de insulina subcutânea.


Diabetes Mellitus tipo 2

Nessa forma de diabetes o corpo produz insulina, mas a célula responsável pela sua produção já apresenta algum grau de ineficiência. Além disso, outra característica importante é a resistência ao efeito da insulina. Inicialmente há uma produção aumentada de insulina, na tentativa de vencer a resistência, mas com o passar dos anos pode evoluir para insuficiência na produção do hormônio, devido à falência do pâncreas.

É mais comum em pessoas acima do peso, sedentárias e sem hábitos saudáveis de alimentação. Antigamente era uma forma de diabetes mais comum após os 40 anos, mas hoje vem crescendo o número de diagnósticos em indivíduos mais jovens, pelo estilo de vida não-saudável.

O tratamento pode ser feito tanto com medicações orais como com insulina, dependendo de cada caso.


Diabetes Mellitus gestacional

São as alterações de glicose que aparecem durante a gravidez. É desencadeado pelos hormônios produzidos pela placenta, porém precisa de uma predisposição da mulher para que isso ocorra (senão todas as gestantes seriam diabéticas!). Costuma reverter após o parto, mas justamente por aparecer em mulheres predispostas a alterações de glicose, até 50% delas podem desenvolver Diabetes tipo 2 futuramente.


Outros tipos de diabetes

Formas menos frequentes, causadas por síndromes genéticas, pancreatite crônica, tumores ou cirurgia pancreática, e por medicações.


E a nova classificação?

Existe uma nova classificação de Diabetes em discussão, proposta por um grupo de pesquisadores escandinavos. Essa proposta de estratificação em 5 grupos com diferente evolução e risco de complicações pode eventualmente ajudar a planejar o tratamento.


Tabela disponível em: http://blogdasbemrs.blogspot.com/2018/03/sobre-classificacao-do-diabetes-atual-e.html


Fontes:

– MacDonald P.E., Rorsman P. Oscillations, Intercellular Coupling, and Insulin Secretion in Pancreatic β Cells. PLoS Biol 4(2): e49. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.0040049

– Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018.

– Novel subgroups of adult-onset diabetes and their association with outcomes: a data-driven cluster analysis of six variables. The Lancet Diabetes & Endocrinology. 2018.Leif Groop et al

– Site da Sociedade Brasileira de Diabetes: Sobre os cinco novos subgrupos de diabetes do adulto e sua associação com desfechos. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/publico/sobre-os-cinco-novos-subgrupos-de-diabetes-do-adulto-e-sua-associacao-com-desfechos)

– Blog da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – Regional Rio Grande do Sul - Disponível em: http://blogdasbemrs.blogspot.com/2018/03/sobre-classificacao-do-diabetes-atual-e.html)


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page